sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Análise dos personagens


Protagonistas:
Luísa: Era uma moça da burguesia de Lisboa, sem caráter, pois traiu o marido com o primo, influenciada pela leitura folhetinesca, ela acaba vivendo longe da realidade acreditando em amores impossíveis. Deixa-se dominar por todos e a todos teme; sua incapacidade de tomar decisões faz dela um uma personalidade sem fundo psicológico, o seu comportamento se assemelha com o das heroínas românticas.
Jorge: Burguês, é engenheiro de minas e marido de Luísa, ele ao longo da obra, revela um comportamento conservador, o que não afasta a superficialidade das suas convicções, pois no início da obra ele diz que a mulher adúltera merece a morte, mas nas suas viagens, ele escreve para Sebastião contando sobre seus casos na província. Por isso, o que vale para a esposa, não vale para ele, mas quando Jorge descobre a traição da esposa ele acaba a perdoando quando ela está morrendo fato que ele é parcialmente culpado.
Basílio: O primo de Luísa,  Basílio de Brito, vaidoso e egoísta, chega de viagem já cortejando Luísa. Basílio tem suas aventuras amorosas sem se envolver e sem se comprometer, falso aristocrata, quer muito aparentar ser chique, mas no fundo é um homem vulgar.

Antagonista:
Juliana Tavira Couceiro: Com um fundo psicológico, é a empregada de Jorge e Luísa, ela é doente, com problemas cardíacos, nunca teve um namorado, ela só tem prazer em comer bem, comprar coisas e, principalmente, xingar as patroas tornando prazeroso ver a desgraça das mesmas, Sempre azeda, a profundidade do seu despeito e do ódio contrapõe – se a superficialidade dos sentimentos dos outros personagens, o fato dela ser rebaixada socialmente pelas patroas, vem daí a chantagem, o ódio e vingança. Juliana representa a revolta da classe trabalhista, que é explorada pela burguesia. Segundo a concepção machadiana, é a melhor personagem construída.
Leopoldina de Quebrais: É amiga de Luísa desde a infância, é adúltera e possível influência para Luísa, tem vários amantes.

Por: José Conrado Neto


Sebastião: Personagem simpático que permanece fiel a Jorge e ao mesmo tempo ajuda Luísa.Sebastião é o único que não apresenta nenhuma crítica à socialidade lisboeta.
Julião: Parente distante de Jorge e amigo íntimo da casa,Julião Zuarte,assim como Juliana, representa o descontentamento e o tédio com a profissão.Estudava desesperadamente medicina, na esperança de conseguir uma clientela rica.Andando sempre sujo e desarrumado,Julião era invejoso e azedo.
Visconde Reinaldo: Amigo de Basílio,era,como este,um dândi.Desprezava Portugual.Reinaldo representa o pensamento aristocrático,o desprezo pelos valores burgueses, como a família e a virtude.
Dona Felicidade: Miga de Luísa, cinquentona.Apaixonada perdidamente pelo Conselheiro Acácio.Simbolizava,nas palavras do próprio Eça:''a beatice parva de temperamento excitado"
Conselheiro Acácio: Antigo amigo do pai de Jorge,Acácio é o arquiteto do sujeito que só diz obviedades.Pudico,formal emqualque atitude,rejeita friamente as investidas de Dona Felicidade.Diz a todos que ''as neves da fonte acabam por cair no coração''.No entanto,vive um romance secreto com sua criada.
Senhor Paula: Vizinho de Jorge.Junto com a carvoeira e a estanqueira,passa o dia bisbilhotando quem entra e quem sai da casa do ''engenheiro''.O surgimento de Basílio acaba virando um espetáculo para eles.

Por: Flávia Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário