sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Comentários!!

  • Fernanda Mendes 
O Primo Basilio,se passa em Portugal,e é um dos responsaveis pela introdução do realismo em Portugal,mostrando novos padrões da sociedade de classe alto,se destando o adulterio,o crime de celibato,como o do livro O Crime do Padre Amaro.O livro em si,é bem interessante,pois mostra a realidade das familias,mostrando que não é uma perfeição como é visto em outros livros,a mulher não é vista,como doce,meiga...ela comete erros no casamento,como traiçao ao marido,como resposta da falta de amor,pois os homens so pensam no trabalho e não dão atenção as esposas,como forma,procuram viver um grande amor,e acabama caindo nas labias dos ''aproveitadores''.A linguagem do livro é boa,por mais que seja de epoca.


  • Amanda Rocha
É um livro bastante interessante. Ele conta o que acontece quando uma pessoa, no caso, Luíza, se rende à tentação, mostrando as conseqüências de uma traição.  Sinceramente, eu gostei do livro, porque mesmo depois de ter traído o marido, Luisa se arrepende do que fez. E que Jorge, mesmo sabendo de toda a verdade, consegue perdoar a esposa em vista do estado dela, quase morrendo. Além da capacidade de perdoar, pode-se ver que na obra Luíza conta com  algumas que pessoas que a ajudam na hora do desespero. Mas não deve-se esquecer que o livro também uma crítica à sociedade burguesa com os luxos da época. 


  • Andréia Soares
É um ótimo livro. Faz uma análise sobre o casamento e o comportamento burguês da pequena sociedade de Lisboa. Mostra a mulher frágil, incapaz de agir e refletir, que pela falta de seu marido, Jorge sente-se sozinha e acaba se deixando seduzir pelo primo Basílio, onde na adolescência teve um relacionamento. Ela trai seu marido arrastada pelas circunstâncias, como se não tivesse domínio sobre si mesma. E Jorge só toma conhecimento do caso entre Luísa e Basílio, quando ela adoece. E nos seus momentos de lucidez, ela pede a presença do marido ao seu lado. Ele a perdoa, mas ela acaba morrendo, tendo a morte como o seu castigo.


  • Flávia da Silva 
Gostei muito desse livro pois narra sobre uma mulher que traiu seu marido com seu primo Basílio, mas se arrepende.O livro conta sobre uma mulher que sonha em ter aventuras com seu marido porém esse sonho não se realiza,após alguns anos seu primo reaparece, ela se encanta com ele e vive um romance proibido,sua empregada descobre e começa a chantageá-la, entao Luísa pede ajuda ao amogi de Jorge,que a ajuda.Por fim seu marido descobre a feição,mas logo ela se arrepende do que fez.


  • José Conrado
Eu gostei muito do livro O primo Basílio, do modo como começa e termina o livro, Luísa, começando como adúltera, e terminando arrependida, pois por duas vezes Basílio deixou Luísa. Eça de Queirós faz uma crítica à sociedade burguesa da época, em quase todos os personagens exceto um, Sebastião, que é fiel ao Jorge ao mesmo tempo ajuda Luísa. Juliana, a personagem mais bem feita da obra, que retrata a revolta da classe trabalhista, enfim, é uma obra boa de ler, apesar da escrita, ser um pouco difícil.   

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário